Uma dúvida sempre persistente de quem trabalha em prepress é a questão à volta de como o trabalho irá resultar impresso. Existem espectrofotómetros, calibradores de monitor, catálogos Pantone, luz ambiente com temperatura controlada, profiles, icc’s, provas de impressora, provas de máquina e provas de cor. Se calhar o problema é esse: existem demasiadas coisas para melhorar a nossa percepção durante o trabalho para ser o mais fiel possível na impressão e nenhuma é 100% fiel.
O Indesign tem possibilidades de simular o documento no ecrã com base em parâmetros de impressão. Seja através de profiles ou de drivers, a coisa ajuda a ter uma perspectiva do resultado final, sem comprometer demasiado uma eventual alteração ao mesmo.
Esta função é apenas visual, já que não vai alterar nenhuma das características do documento.
Esta é a minha página de referência, com as cores criadas e as imagens tratadas, e é este documento que vou visualizar de diversas formas.
As diferenças de profiles testadas por mim foram significativas. Como as imagens das páginas que se seguem são screenshots, é possível que em alguns browsers e monitores a diferença não seja tão notória.

Menu View > Proof Setup.
O Indesign por defeito apresenta-nos o documento usando o profile US Web Coated (SWOP) v2.

Além destes 2 profiles, existem mais umas boas dezenas, para visualizar o meu documento com o profile pretendido, escolho Custom, no mesmo menu.
A impressora cá de casa é uma Canon MP150. Como na altura da sua instalação foram instalados os respectivos drivers, estes estão disponíveis nesta lista.
Aqui, além de escolher a simulação da minha impressora, também peço para simular o preto (Simulate Black Ink) para que os pretos não sejam impressos o mais carregado possível.

E aqui está uma simulação no Indesign de uma prova na MP150. Imprimi este documento e o resultado não anda nada longe do visualizado.

Seleccionei agora um dos profiles mais usados na Europa: Euroscale Uncoated v2, com as mesmas características.
Enquanto no profile usado na minha impressora, aparecia a linha Preserve RGB Numbers, este profile, já que é direccionado para impressão offset, já mostra a mudança para Preserve CMYK Numbers.
Ao activar esta opção estou a escolher que pretendo manter os valores RGB ou CMYK das cores criadas, tal como os valores RBG ou CMYK das imagens.

E aqui está a simulação em Euroscale Uncoated v2.

Usando o mesmo profile, assinalo a opção Simulate Paper Color, escolhendo visualizar o trabalho com a ”cor” do papel.

Bem diferente do ficheiro original.

Independentemente do profile que estou a visualizar, posso sempre activá-lo ou inactivá-lo usando a opção Proof Colors, no menu View.

Na tab com o nome do documento, também é apresentada a informação sobre que profile estou a visualizar.
![]()
Não é certamente a melhor prova de cor do mundo, mas permite dentro de valores bastante razoáveis, uma percepção do trabalho final.
Bons Proofs.







