(as minhas outras) boas práticas Tipográficas para tabelas

por edraant em 07/06/2009

em Typography

O Antó­nio Car­va­lho fez um comen­tá­rio acerca do con­teúdo das tabe­las. Escreve ele que…

(…) Pes­so­al­mente sou adepto do texto pró­ximo da linha de base da célula e da ausên­cia de file­tes ver­ti­cais. Estando neste momento com 1 tra­ba­lho entre mãos onde abun­dam tabe­las gos­ta­ria de lhe per­gun­tar o que faz quando tem que aco­mo­dar grande quan­ti­da­des de infor­ma­ção em tabe­las ver­ti­cais e/ou hori­zon­tais. Reduz o corpo, salta a man­cha? E quando tem de com­pen­sar espa­ços em rodapé? Alarga o espaço de pará­grafo, aumenta o espaço da célula? (…)

QUANTO A TABELA OCUPA TODA A ALTURA DA PÁGINA

Uma tabela deve come­çar e ter­mi­nar den­tro da man­cha de texto.

Em situ­a­ções como esta, espe­ci­al­mente se na página ao lado tam­bém exis­tir tabe­las, cos­tumo uti­li­zar 3 técnicas:

  • aumento ligeiro da entrelinha;
  • aumento ligeiro da célula;
  • par­tir manu­al­mente algu­mas linhas, ganhando com isso espaço vertical.
QUANDO O TEXTO É JUSTIFICADO DENTRO DAS CÉLULAS OU QUANDO HÁ UM GRANDE BLOCO DE TEXTO NA CÉLULA

Aqui a coisa fia mais fino. Se tiver 10 tabe­las com o mesmo número de colu­nas e em 2 das tabe­las haver texto jus­ti­fi­cado, não penso que seja rele­vante todas terem a mesma lar­gura em cada coluna.

Se tiver a infor­ma­ção em algu­mas colu­nas nas tabe­las for redu­zida, dimi­nuo a lar­gura de cada coluna, aumen­tando a lar­gura da coluna onde tenho texto jus­ti­fi­cado, per­mi­tindo à tabela ficar com menos altura.

tabela_1

tabela_2

Esta situ­a­ção tam­bém é per­feita se me fal­ta­rem 2 ou 3 linhas para o final da página.

FILETES HORIZONTAIS: SIM OU NÃO?

Em cer­tas tabe­las, nem jus­ti­fica um click adi­ci­o­nal. Mais uma vez, depende da lar­gura da tabela e da sua quan­ti­dade de informação.

Neste exem­plo, só com 3 rows, já existe uma certa difi­cul­dade em seguir a infor­ma­ção do tópico “verde”. Se a tabela tiver ainda mais rows, o mais certo é colo­car o dedo na página para seguir a linha do “verde” ao longo da tabela.

tabela_3

Se não puder aumen­tar os espa­ços entre rows ou mesmo a lar­gura da tabela, uso os file­tes hori­zon­tais ou, nou­tra hipó­tese, cores para alter­nar as rows, desta vez sem file­tes horizontais.

tabela_4

tabela_5

Con­se­lho impor­tante: antes de criar várias tabe­las, certifiquem-se de as veri­fi­car todas. Mui­tas delas não têm infor­ma­ção uni­forme e cons­tante entre elas. Cons­truindo bem a pri­meira, as outras serão muito mais fáceis.

Boas tabe­las.

Deixar um comentário

Post Anterior: A formar #2

Post Seguinte: Quando o computador falha