O António Carvalho fez um comentário acerca do conteúdo das tabelas. Escreve ele que…
(…) Pessoalmente sou adepto do texto próximo da linha de base da célula e da ausência de filetes verticais. Estando neste momento com 1 trabalho entre mãos onde abundam tabelas gostaria de lhe perguntar o que faz quando tem que acomodar grande quantidades de informação em tabelas verticais e/ou horizontais. Reduz o corpo, salta a mancha? E quando tem de compensar espaços em rodapé? Alarga o espaço de parágrafo, aumenta o espaço da célula? (…)
QUANTO A TABELA OCUPA TODA A ALTURA DA PÁGINA
Uma tabela deve começar e terminar dentro da mancha de texto.
Em situações como esta, especialmente se na página ao lado também existir tabelas, costumo utilizar 3 técnicas:
- aumento ligeiro da entrelinha;
- aumento ligeiro da célula;
- partir manualmente algumas linhas, ganhando com isso espaço vertical.
QUANDO O TEXTO É JUSTIFICADO DENTRO DAS CÉLULAS OU QUANDO HÁ UM GRANDE BLOCO DE TEXTO NA CÉLULA
Aqui a coisa fia mais fino. Se tiver 10 tabelas com o mesmo número de colunas e em 2 das tabelas haver texto justificado, não penso que seja relevante todas terem a mesma largura em cada coluna.
Se tiver a informação em algumas colunas nas tabelas for reduzida, diminuo a largura de cada coluna, aumentando a largura da coluna onde tenho texto justificado, permitindo à tabela ficar com menos altura.


Esta situação também é perfeita se me faltarem 2 ou 3 linhas para o final da página.
FILETES HORIZONTAIS: SIM OU NÃO?
Em certas tabelas, nem justifica um click adicional. Mais uma vez, depende da largura da tabela e da sua quantidade de informação.
Neste exemplo, só com 3 rows, já existe uma certa dificuldade em seguir a informação do tópico “verde”. Se a tabela tiver ainda mais rows, o mais certo é colocar o dedo na página para seguir a linha do “verde” ao longo da tabela.
Se não puder aumentar os espaços entre rows ou mesmo a largura da tabela, uso os filetes horizontais ou, noutra hipótese, cores para alternar as rows, desta vez sem filetes horizontais.
Conselho importante: antes de criar várias tabelas, certifiquem-se de as verificar todas. Muitas delas não têm informação uniforme e constante entre elas. Construindo bem a primeira, as outras serão muito mais fáceis.
Boas tabelas.










