XMPie uDirect

por edraant em 25/07/2009

em Plug-ins

A Xerox desen­vol­veu recen­te­mente um plug-in base­ado no algo­ritmo do Data Merge do Indesign.

É essen­ci­al­mente uma fer­ra­menta de comu­ni­ca­ção para Mar­ke­ting Directo e per­so­na­li­za­ção de docu­men­tos com base em Excel, CSV, Micro­soft Access e bases de dados SQL. Desde o sim­ples label até ima­gens per­so­na­li­za­das para cada cliente.

Tome­mos o exem­plo de uma foto de uma pes­soa com uma t-shirt. Nessa t-shirt está o nome da pes­soa a quem se pre­tende enviar o mail­ling (sim esta­mos a falar de Pho­toshop). E o XMPie con­se­gue impor­tar o layer de Pho­toshop para o Inde­sign como se de uma variá­vel se tra­tasse, cri­ando assim milha­res de docu­men­tos dife­ren­tes, base­a­dos ape­nas em uma página de Inde­sign. Quem conhece o Data Merge já pode ter uma ideia da coisa.

Este é o aspecto do plug-in. Não o explo­rei a fundo mas sei que roda em ambi­en­tes de RIP’s pro­fis­si­o­nais em impres­são digi­tal. Tam­bém per­mite a pre­pa­ra­ção de SMS e cam­pa­nhas de Mail­ling Lists. Melhor ainda: usa as acti­ons cri­a­das no Photoshop.

xmpie_direct

Exis­tem 2 níveis de licen­ci­a­mento, Desk­top e Ser­ver, para um ou vários uti­li­za­do­res, respectivamente.

Infe­liz­mente na ver­são Apple não é pos­sí­vel ligar a SQL.

O preço não é leve, mas em cer­tos work­flows não duvido que se possa jus­ti­fi­car: a par­tir de €6500.

A Direc­ti­mé­dia é um dos gran­des espe­ci­a­lis­tas naci­o­nais neste nicho de mer­cado. Vale a pena uma visita ao seu site para saber um pouco mais do que se está a falar.

Por fim quero agra­de­cer ao Pedro Carmo, da Xerox, a paci­ên­cia que teve para me expli­car (fora de horas) as fun­ci­o­na­li­da­des bási­cas deste bri­lhante plug-in.

Bons plug-ins.

Deixar um comentário

Post Anterior: 2 coisinhas sobre fontes

Post Seguinte: A grande viagem pelas Footnotes