O Find Font visto à lupa

por edraant em 29/09/2009

em Fontes, Problemas

Certa­mente já acon­te­ceu a todos os uti­li­za­do­res a falta de uma ou mais fon­tes na aber­tura de um qual­quer docu­mento de Inde­sign. Saber a loca­li­za­ção da fonte no disco, em que esti­los está a ser apli­cada ou mesmo mudar o pró­prio Para­graph ou Cha­rac­ter Style do docu­mento é meio cami­nho andando para resol­ver pro­ble­mas com fontes.

Quando se abre um docu­mento ao qual falta a fonte, é este o qua­dro que é mostrado.

As opções são duas: o Find Font vai abrir um novo qua­dro que per­mite a subs­ti­tui­ção da(s) fonte(s) em falta por outra. Ao car­re­gar em OK as fon­tes não são subs­ti­tuí­das no docu­mento, apresentando-se des­ta­ca­das a rosa.

redef_estilos_1

É este o aspecto da fonte quando não foi subs­ti­tuída no qua­dro anterior.

redef_estilos_2

Mas ao cli­car no botão Find Font, o qua­dro apre­sen­tado mos­tra a lista das fon­tes em falta (tri­ân­gulo ama­relo) que podem ser subs­ti­tuí­das por uma fonte à escolha.

A grande van­ta­gem reside no facto de, ao assi­na­lar a opção Rede­fine Style When Chan­ging All, o pró­prio Para­graph ou Cha­rac­ter Style irá ser alte­rado para a fonte a substituir.

redef_estilos_3

Outro segredo bem guar­dado do Inde­sign está no botão More Info.

Ao assinalá-lo, abre-se um novo qua­dro com infor­ma­ções sobre a fonte selec­ci­o­nada, no caso, a DIN Bold.

E o que é que esta opção extra tem de espe­cial? O nome da fonte, o tipo (Type 1), a loca­li­za­ção no disco (Path), o número de carac­te­res usado por essa fonte (Cha­rac­ter Count), o número de esti­los usa­dos com a fonte (Style Count), os esti­los usa­dos (Sty­les) e as pági­nas onde se encon­tra a fonte (Pages). Chega, sobra e é óptimo!

redef_estilos_4

Com uma fonte não exis­tente no sis­tema, a infor­ma­ção mantém-se excepto a sua loca­li­za­ção no disco. De notar que no campo Pages, tam­bém é indi­cado que a fonte é usada… no Pas­te­bo­ard.

redef_estilos_5

Para quem se “esque­ceu” de alte­rar a fonte quando se abre o docu­mento, este qua­dro tam­bém se encon­tra no Menu Type > Find Font.

Con­clu­são: antes de ter a ten­ta­ção de car­re­gar em OK no qua­dro ini­cial, este wor­ka­round resolve (e informa) quase tudo sobre a fonte em questão.

Boas fon­tes.

Deixar um comentário

Post Anterior: XML – Parte 3/3: exportar documentos no formato XML

Post Seguinte: O problema das utilização das Tints em Swatches