Q
uando o layout de um documento obedece a uma estrutura formal e programada (página par, página ímpar, página par, etc.) não deixa de ser limitativo quando se pretende criar um tríptico ou um layout com outras características. Felizmente é possível agregar páginas com as mesmas características umas ao lado das outras. Mas para isso têm de ser libertadas.
Foi criado um documento com páginas face a face, em que as páginas ímpares têm um fundo encarnado e as pares, um fundo azul para mais fácil identificação visual.

Como é do conhecimento comum, quando se arrasta, neste exemplo, a página 5 para o lado da página 3, não acontece nada já que as páginas estão presas à estrutura do spine (barra vertical entre as duas páginas).

Para libertar então as páginas da sua mordaça, selecciona-se o submenu da Palete Pages e inactiva-se a opção Allow Selected Spreads to Shuffle.

Algo muda no documento. A numeração das páginas está agora dentro de um parentesis recto, indicando que estão soltas e que podem ser arrastadas para uma alteração do layout.

Seleciona-se a página 5 e arrasta-se para o lado da 3. O ícone que agora aparece é um grande parentesis recto, indicando que a página 5 vai ficar ao lado da página 3.

Faz-se o mesmo com a página 5 (antiga 4) e repete-se o procedimento.

A página 5 tinha características de página par (à esquerda do spine), mas como foi colocada à direita do spine, o Indesign atribuiu automaticamente as características de página ímpar. Brilhante!
Se voltar a activar a função Allow Spread Pages to Shuffle, todo este castelo de páginas se desmorona, voltando à posição inicial.
Boas libertações.








{ 3 comentários… lê-los a seguir ou adicionar um }
Essa função permitiria fazer como se fosse um encarte com dobras dentro de uma revista por exemplo?
Fantástico site! Muito profissional e rigoroso. Os meus sinceros parabéns!
Sérgio,
Precisamente!
Abraço