Uma tint não é uma transparência

por edraant em 09/12/2009

em Cor, Swatches

Nas últi­mas aulas de Illus­tra­tor e InDe­sign tenho sen­tido da parte de alguns alu­nos uma certa con­fu­são quando se fala de tin­tas (tint) e de trans­pa­rên­cias. Dizem-me que no ecrã o resul­tado é o mesmo. Até pode con­ter algo de ver­dade mas as coi­sas não são bem assim.

Em baixo, numa das sérias aplicou-se tinta a 50% com 100% de trans­pa­rên­cia e na outra série, 100% de tinta, com 50% de transparência.

Tinta_trans_1

A tint, situa-se no Swatch Panel, e per­mite atri­buir per­cen­ta­gens, de 0 a 100%, a uma res­pec­tiva cor. Esta per­cen­ta­gem é sem­pre opaca. Não é por atri­buir 20% de tint a uma cor que ela se tor­nará transparente.

Tinta_trans_2

Já as trans­pa­rên­cias ser­vem para isso mesmo: para apli­car trans­pa­rên­cia a um objecto e situam-se na Effects Panel. Este é um valor de opacidade.

Tinta_trans_3

Na pri­meira ima­gem do post, a dife­rença entre as cores são é sig­ni­fi­ca­tiva por­que o fundo é branco, mas se colo­car qual­quer objecto por detrás do grupo de cores, a dife­rença é notória.

Tinta_trans_4

Uma última dica para saber rapi­da­mente se os objec­tos têm apli­cado uma tinta ou uma transparência.

Enquanto um objecto com tint apli­cado a guia apa­rece a azul, num objecto trans­pa­rente apa­re­cem como se fosse a negativo.

Tinta_trans_5

Boas tints.

Deixar um comentário

Post Anterior: Memo #12

Post Seguinte: Indesign Tip #27