Pesquisa e substituição de metros cúbicos

por edraant em 25/03/2010

em GREP, GREP Styles

Há quem digite como se esti­vesse a escre­ver à máquina em 1980. Espa­ços bran­cos múl­ti­plos, duplos hífens, aber­tu­ras de pará­grafo com tabs, etc.

Com um bom Find/Change o pro­blema até fica resol­vido, mas quando toca e impor­tar um texto em que o metro cúbico (m³) vem com o número 3 do mesmo tama­nho do texto em vez de estar ele­vado, a coisa fia mais fino.

O pro­blema é este: a impor­ta­ção do texto não con­si­de­rou os núme­ros que deviam estar ele­va­dos. Atribuí-lhe uma cor para melhor visualização.

metrocubico_1

O pri­meiro passo é criar um Cha­rac­ter Style que só tenha as carac­te­rís­ti­cas de Supers­cript (elevado).

metrocubico_2

Menu Edit > Find/Change. Selec­ci­o­nar a tab GREP.

Aqui o que se pre­tende é selec­ci­o­nar o número depois da letra “m”. Neste caso, selec­ci­o­nar Match > Posi­tive Look­behind (?<=). Depois, a seguir ao sinal de igual, colo­car o carac­ter “m”.

Isto sig­ni­fica que o InDe­sign vai pro­cu­rar o carac­ter “x” a seguir à letra “m”.

Por fim, escre­ver “3″, que é o carac­ter “x”.

Não se coloca nada no campo Change to, para o GREP não apa­gar nada.

No campo Change For­mat, atri­buir o Cha­rac­ter Style criado.

metrocubico_3

Tá feito!

metrocubico_4

Para quem quer brin­car aos GREP Sty­les (no CS4)  tam­bém tem essa oportunidade.

metrocubico_5

Bons GREP’s.

{ 1 comentário… ler a seguir ou adicionar um }

1 offerte borse 12/01/2012 (4 weeks ago) ás 09:49

Good work. keep it up.

Deixar um comentário

Post Anterior: Remove Orphan Words — um script imprescindível

Post Seguinte: Memo #14